02/08/2011

Contêineres e carroças: resistência às mudanças




*Artigo publicado pelo Presidente Municipal do PMDB, vereador Sebastião Melo, no Jornal do Comércio dessa terça-feira (02 de agosto de 2011)

 

A proposta de mudança de hábitos dos moradores de Porto Alegre, junto ao novo sistema de coleta de lixo, enfrenta resistências comuns a toda fórmula que mexe com a nossa rotina. Agora, em onze bairros, começando pelo centro, teremos contêineres para depósito do lixo orgânico domiciliar. 

 

Algumas dificuldades são encontradas para a implementação do sistema de conteinerização. O acúmulo excessivo e inadequado de lixo, a colocação de contêineres em espaços antes destinados a estacionamento de veículos e a oportunidade que um conteiner solitário na madrugada gera para o vandalismo são alguns exemplos. 

 

Apesar disso, os benefícios são muito maiores. Com o novo sistema, reduzimos os detritos espalhados pelas ruas e contribuímos para uma cidade mais limpa. Vivemos, hoje, uma transição que aponta para soluções sustentáveis e de cooperação entre comunidade e poder público. Mais uma vez, Porto Alegre saiu na frente das demais capitais brasileiras.

 

Ao encontro dessas soluções, a Lei das Carroças, que determina o fim da circulação desses veículos até 2016, começou a ser implantada. A primeira etapa da Lei, o cadastramento dos carroceiros e carrinheiros, foi iniciada na Ilha Grande dos Marinheiros. Há ainda muitos desafios: a construção de centrais de triagem, o aumento de galpões ou o contraturno nos já existentes, a qualificação profissional e a transposição desses trabalhadores para outras frentes de trabalho. 

 

A vida urbana é muito complexa, mas o seu progresso não acontece sem cooperação. Para mudar a cidade que vivemos, devemos começar por nós mesmos. Nestes casos, inicia com a separação adequada do lixo, que, em milhares de lares, ainda não é realizada. O que fazer para reverter esse quadro? Investir em educação e conscientizar as pessoas a respeito da importância do lixo para as presentes e futuras gerações. 

 

Neste caminho, a coleta por intermédio de contêineres é mais uma conquista de Porto Alegre, protagonista de políticas públicas inovadoras que estão mudando os nossos hábitos e transformando o nosso futuro.

 

Compartilhe:





<< Voltar
Logo PMDB Porto Alegre


PMDB - Partido do Movimento Democrático do Brasil



Rua Riachuelo, 421 - Centro - Porto Alegre, RS - (51) 3212-2436 - pmdb@pmdbportoalegre.org.br