08/06/2013

Seminário aborda a necessidade da descentralização da Cultura




A segunda etapa do Seminário “O PMDB e a Cultura como Exercício da Cidadania”, que aconteceu neste sábado, 08, no Diretório Municipal do PMDB (Av. João Pessoa, 931) abordou a necessidade da descentralização da cultura no município de Porto Alegre.

 

Segundo Antônio Hohlfeldt, ex-governador do Rio Grande do Sul, a cultura precisa ser observada sob a ótica da gestão publica.“As inovações têm que ser criadas por lei, para que novos governos não possam destruir o que já foi implementado, como é o caso do Porto alegre em Cena”, citou. Além disso, estatísticas importantes e que colocam a capital entre as cidades que mais valorizam a cultura foram lembradas pelo ex-governador. “Nos últimos oito anos, especialmente na administração Fogaça, Porto Alegre se destacou como uma das poucas cidades em que existem políticas especiais voltadas para a cultura”, lembrou. 

 

A consultora e produtora Cultural, Laura Lautert, que juntamente com Hohlfeldt participou do desenvolvimento do Plano Municipal de Cultura, também esteve presente no Seminário. O Plano Municipal de Cultura é resultado de demandas populares e é um dos projetos previstos para o Plano Plurianual 2014-2017 da Prefeitura de Porto Alegre. De acordo com Laura, a Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre (SMC) dispõe de um orçamento de R$ 43 milhões, o que representa 2% do orçamento total do município. "Este valor muitas vezes já esta comprometido com atividades do cronograma fixo da Secretaria, o que não é ruim, mas faltam recursos para novos projetos”, destacou. A produtora ainda apresentou os sete eixos do Plano Municipal de Cultura: Estado, infra-estrutura, patrimônio, desenvolvimento sustentável, acesso e diversidade, formação e participação social. 

 

O 1º secretário do Conselho Municipal de Cultura do Orçamento Participativo (OP) e membro do Núcleo Comunitário do PMDB POA, Adrian Dario Pajolchek, e a candidata a vereadora Marília Fidel, convocaram os militantes a se mobilizar e ocupar espaços de decisão com o objetivo de descentralizar a cultura nas 17 regiões do OP. “Levantar a bandeira da cultura não é apenas defender uma questão partidária, mas é lutar por uma causa de nossa cidade. As bases devem se mobilizar”, enfatizou Adrian.

 

Compartilhe:





<< Voltar
Logo PMDB Porto Alegre


PMDB - Partido do Movimento Democrático do Brasil



Rua Riachuelo, 421 - Centro - Porto Alegre, RS - (51) 3212-2436 - pmdb@pmdbportoalegre.org.br