02/02/2020

Depoimentos sobre Pedro Simon




Além da exposição fotográfica e vídeo que sintetizam a vida pública de Pedro Simon, a trajetória de lutas do aniversariante também foi traduzida em depoimentos de lideranças políticas e amigos que vivenciaram importantes fatos da história protagonizados por ele. As manifestações abordaram 15 momentos marcantes.

Divididos em três painéis, a história de Simon foi contada desde o despertar para a política como líder estudantil, a resistência durante a Ditadura Militar e suas atuações como deputado, governador e senador. A sua cruzada contra a corrupção, que segue até hoje, também foi destacada. Os mediadores foram os jornalistas José Barrionuevo, Armando Burd e Erico Valduga.

Confira abaixo os depoimentos:

Líder estudantil
"Enquanto presidente da União Gaúcha dos Estudantes, ele realizou congressos sobre a política brasileira. Nós vimos esse homem, que amava o Brasil, e imaginamos que ele estenderia o seu nome ao lado dos grandes políticos do país.”
Omar Ferri - Advogado

Conquista do Polo
“Simon sempre esteve aberto à arte da conciliação. Lembro quando ele liderou na Assembleia Legislativa o movimento suprapartidário que fez vir ao RS o Polo Petroquímico, que hoje reúne empresas de tecnologia. Juntas, elas representam o 3º PIB industrial do RS".
Lélio de Souza – Ex-deputado

Palco para debates
“Hoje, Simon, você faz falta ao Rio Grande e à vida política brasileira. Ninguém mais faz o debate como você fazia e este caminho vai ter que ser construído por todos nós, para que o Simon esteja para sempre presente na política e nas nossas vidas.”
José Ivo Sartori – Ex-governador

Líder do MDB
“Com as cassações, as prisões e a tortura, Simon teve coragem de percorrer o estado para formar o MDB junto de muitos companheiros Fizemos muitas reuniões de madrugada, escondidos. Tu fostes o líder das grandes reformas que ajudaram nosso país.”
Antenor Ferrari – Ex-deputado

Apelo pela Anistia
“Quando estive no exílio, ouvia sobre o grande líder da oposição que lutava por liberdade democrática. Sou grato a ti, Simon, por ter voltado ao Brasil. Eleito governador, ele recebeu do alto escalão militar a recomendação para não me nomear. Simon, amparado pela Lei da Anistia, me defendeu e me nomeou sub-chefe da Casa Civil.”
Bona Garcia – Advogado

Comentarista
"Falar de Pedro Simon é falar de um legado, de inteligência, coragem e de um Brasil que nós acreditamos: igualitário, com saúde e educação. Ele sempre acreditou que é na cidade que tudo acontece. Se a chama do MDB continua acessa é por causa da tua pessoa."
Tânia Terezinha da Silva – Prefeita de Dois Irmãos

Diretas Já
“Pedro Simon ao lado de Ulysses Guimarães e Tancredo Neves iniciaram a grande campanha pelas eleições Diretas. 50 mil pessoas seguiram o Simon pela praia de Capão da Canoa. Eram milhares de brasileiros que diziam 'eu quero votar para presidente’. Simon fez acontecer, fez a democracia. Nós continuaremos sempre carregando tua bandeira.”
José Fogaça - Ex-senador e ex-prefeito de Porto Alegre

Adeus a Tancredo
“Pedro é o exemplo a ser seguido. Ele é o MDB que eu me filiei. Aqui no Rio Grande do Sul, assim como no Paraná, o nosso exemplo é Pedro Simon assim como líderes como Tancredo."
Roberto Requião - Ex-senador

Primeira eleição para o senado
"Estamos juntos a quase 60 anos. De todas as campanhas que te acompanhei, a de 78 foi a mais marcante. Foram tempos difíceis, ameaças constantes, dificuldade financeira, mas conquistamos a vitória com a tua liderança."
Rômulo Brasil – Ex-assessor

Constituinte gaúcha
“Tenho orgulho de ter sido o teu líder na Constituinte Estadual, de ter liderado uma bancada de 27 deputados. Uma bancada que tinha um farol. Eu e Sartori tínhamos o teu exemplo, dando continuidade à tua luta. Tu és o nosso farol. Do passado, do presente e do futuro do MDB e do Brasil.”
Germano Rigotto – Ex-governador

Governador
“A vitória de Simon ao Governo do Estado foi um marco na história, sucedendo os governos da Arena. Quando assumiu, enfrentou dificuldades, como a maior greve da história, dívidas. Ainda assim fez, asfaltou e pagou 2.480 km de estradas, garantindo acesso asfáltico a 80 cidades."
Cezar Schirmer - Secretário da Economia Criativa do Governo Federal e ex-deputado

Comentarista
“Destaco como síntese do que foi dito aqui o aspecto da ação conciliadora na trajetória política do senador Pedro Simon. Em toda a sua caminhada e luta no campo da oposição, ele foi um conciliador, a voz que se faz necessária em ambientes de alta tensão política. O senhor já falou, que estamos vivendo um período difícil. Agora é premente a participação das mulheres para apresentar a sua visão no debate."
Patrícia Alba - Presidente do MDB Mulher RS

Idealista cultural
“Simon, quando governador, entendeu o que povo gaúcho queria ter a cultura como política de estado. Em pouco tempo, decidiu que o símbolo dessa nova fase era a restauração de uma casa. Fizemos o projeto e restauramos a Casa de Cultura Mario Quintana, que hoje é um dos principais símbolos do Rio Grande do Sul.”
Carlos Jorge Appel – Professor e escritor

Ministro da expansão das fronteiras
"Ao modificar o Fundopem, manteve o compromisso de construir uma civilização sem miséria. Te saúdo com paz e bem, mas acrescento saúde e energia para continuar a missão de ajudar na erradicação da miséria no país."
Luiz Roberto Ponte – Ex-ministro, ex-deputado e tesoureiro do MDB-RS

Defesa do Plano Real
“Sem alarde, Simon liderou a luta para a aprovação do Plano Real. Sério e articulado, trabalhou um ano e meio para dar uma nova vida à economia brasileira.”
Odacir Klein – Ex-ministro dos Transportes

Luta contra a corrupção
Este evento tem uma trilha sonora embalada pelo assovio que vem lá do alto. O senhor sabe quem é o interprete da melodia, meu pai que na presidência do Senado, caminhava na trilha deste homem. Com ética, era ele o seu companheiro. Hoje, ele não estaria em qualquer outro lugar do mundo. Simon é a voz viva do combate a corrupção e contra a impunidade.
Simone Tebet – Senadora

Cruzada pela ética
“Por onde Simon anda, todo mundo o acolhe. Ele está acima de credos, de religião e de partidos. Ele é a resistência da transparência e da ética. Continue caminhando com o seu cajado e nós continuaremos lhe acompanhando como coroinhas.”
Casildo Maldaner – Ex-senador

Comentarista
“Observando tudo que foi dito, podemos concluir que seu legado é ter trabalhado por políticas de estado. Políticos e empresários na cadeia tem a marca de Pedro Simon, sempre denunciando corruptos e corruptores. Com 90 anos ainda inspira os jovens e é referência para toda a juventude brasileira. Que o Brasil volte a crescer com ética, justiça, paz e liberdade. Nós vamos conseguir, como Simon nos ensinou.”
Norton Soares – Vereador e presidente da JMDB

Representante do PSB
“Há palavra, exemplo, história, compromisso e coerência neste palco. Os 90 anos de Simon são a síntese do que povo brasileiro quer. Cabe a todos nós honrarmos a missão de agradecer a lenda, a história viva da luta pela democracia e contra a corrupção.”
Beto Albuquerque - Ex-deputado

Representante do PSDB
"Sou o que sou por causa dele. Ele foi responsável por dar a mão a mulheres que entravam na política. Muito da evolução que nós conquistamos foi por pessoas ele. Nós todas te amamos."
Yeda Crusius – Ex-governadora
 

 

Compartilhe:





<< Voltar
Logo PMDB Porto Alegre


PMDB - Partido do Movimento Democrático do Brasil



Rua Riachuelo, 421 - Centro - Porto Alegre, RS - (51) 3212-2436 - pmdb@pmdbportoalegre.org.br