11/02/2020

Matéria do Correio do Povo sobre eleições de Porto Alegre




O presidente municipal do MDB de Porto Alegre, deputado estadual Tiago Simon (MDB), declarou nesta segunda-feira que o partido está mais próximo de definir sua candidatura própria para a eleição de prefeito da Capital, sem a necessidade de realizar prévias. "O partido vinha desde o ano passado com muitos pré-candidato, mas neste momento avança o entendimento, entre nossas principais lideranças municipais e estaduais, de que a candidatura capaz de representar o partido e vencer as eleições é a do deputado e ex-vice-prefeito Sebastião Melo (MDB)", afirma.

 

Simon garante que a disputa interna era indesejada, mas seria inevitável em decorrência da determinação dos vereadores Capitã Nádia (MDB) e Valter Nagelstein (MDB) em concorrer à Prefeitura. A migração de ambos para outras siglas, conforme Tiago Simon, é dada como irremediável."Eles vêm anunciando, desde o ano passado, que estão dispostos a buscar seus espaços de protagonismo em outras siglas, embora também tenham manifestado sua preferência por permanecer no partido. A questão é que os debates internos que temos realizado apontam para um candidato natural, que é Sebastião Melo", argumenta Simon. 

 

O dirigente explica que o partido ainda precisa discutir a pré-candidatura do ex-prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer (MDB), que também havia colocado seu nome à disposição da sigla. "Queremos concluir as discussões ainda em fevereiro para, ao final do mês, podermos anunciar quem o MDB lançará para representá-lo na composição de uma frente de partidos de centro que vai apresentar uma agenda sobre as demandas da cidade", aponta.

 

Tiago Simon diz reconhecer que a perda de dois vereadores dos cinco que atualmente compõem a bancada municipal é significativa e pode ter repercussões eleitorais. "Não estamos rompendo pontes, nem fechando portas. Mesmo em partidos diferentes, poderemos estar juntos, no primeiro ou no segundo turno da disputa. O mais importante é não colocarmos nenhum empecilho diante do projeto coletivo. Achamos que uma candidatura comunista é retrocesso e que há uma insatisfação muito grande com o atual prefeito (Nelson Marchezan Júnior) Queremos ser uma terceira via", pontua.

 

Sebastião Melo, por sua vez, diz considerar que o partido tem conduzidos os debates internos com "maestria" e afirma que a candidatura idealizada pelo partido deve "brotar" de debates coletivos entre as siglas dispostas forma tal frente de centro com o MDB. Melo cita PP, DEM, PSB, Solidariedade e Cidadania como potenciais aliados, nos quais identifica afinidades para formação de uma "agenda de soluções urbanas para melhorar a vida da cidade e das pessoas".

 

Compartilhe:





<< Voltar
Logo PMDB Porto Alegre


PMDB - Partido do Movimento Democrático do Brasil



Rua Riachuelo, 421 - Centro - Porto Alegre, RS - (51) 3212-2436 - pmdb@pmdbportoalegre.org.br