25/07/2020

Especialistas discutem ações para Porto Alegre evoluir como Cidade Inteligente




Inovação foi o tema da quinta edição do Vozes da Cidade, projeto da Fundação Ulysses Guimarães, em parceria com o diretório do MDB de Porto Alegre, para discutir os temas mais relevantes para melhor nossa cidade.

 

Foram convidados para o debate o secretário adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Fernando Mattos, o coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto, e o ex-secretário de Planejamento do RS, João Carlos Brum Torres.

 

Há um consenso que a governança inteligente parte de instrumentos inovadores ou disruptivos para trazer qualidade de vida para as pessoas.

 

Fernando Mattos definiu o conceito de Cidades Inteligentes como “um sistema articulado de diversos ativos numa visão de futuro compartilhada.” Para o secretário adjunto do Estado, é necessário um projeto a longo prazo com planejamento, orçamento, gestão e parcerias. “Precisamos saber para onde estamos indo, isto é, precisamos de um propósito claro. E também de um processo de pacificação, em que reúnem-se todos os agentes para definir o melhor da cidade”.

 

O coordenador do Pacto Alegre, Luiz Carlos Pinto, defendeu que a Capital precisa pensar modelos que possibilitem à população a participação cidadã nesta grande teia de geração de valor. “Transparência não é mais apresentar os dados públicos num site. Transparência é conectar o cidadão para saber que o imposto pago por ele se reverte em determinado serviço”, contextualiza o especialista. Ele defendeu investimentos no 4o. Distrito de Porto Alegre e leis mais flexíveis em torno do Marco Legal de Inovação.

 

O terceiro palestrante, ex-secretário do Planejamento em governos emedebistas, João Carlos Brum Torres, defendeu um espírito de cooperação entre as forças vivas da cidade. “Um projeto de desenvolvimento para Porto Alegre passa necessariamente pelo exercício da liderança política em ter uma visão além da gestão pública, que envolva iniciativa privada e entidades sociais”, reforçou o Brum Torres.

 

Para o pré-candidato Sebastião Melo, a tecnologia deve servir para modernizar os serviços públicos e levar educação digital a todos. Melo defendeu avanços no plano diretor da Capital. “Um dos ativos da cidade é o plano diretor. Ele tem de ser um indutor de desenvolvimento para que a infraestrutura dê vida às pessoas”, declarou Sebastião Melo.

 

Para encerrar o encontro, coordenado por José Fogaça, o presidente do MDB Porto Alegre, Tiago Simon, reforçou o convite a todos para construir o processo para que Porto Alegre seja, de fato, referência em Cidades Inteligentes. “A maior riqueza que temos são as pessoas. Queremos envolver toda a sociedade para discutir o melhor para nossa cidade”, concluiu Simon.

 

Compartilhe:





<< Voltar
Logo PMDB Porto Alegre


PMDB - Partido do Movimento Democrático do Brasil



Rua Riachuelo, 421 - Centro - Porto Alegre, RS - (51) 3212-2436 - pmdb@pmdbportoalegre.org.br