25/04/2017

Câmara instala Frente Parlamentar em Atenção à Saúde do Homem




A Câmara Municipal de Porto Alegre instalou, dia 19 deste mês de abril, a Frente Parlamentar em Atenção à Saúde do Homem, em solenidade que contou com a com a participação do secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, dirigentes de instituições de saúde, médicos, representantes institucionais e cidadãos interessados no tema.

 

A Frente Parlamentar em Atenção à Saúde do Homem foi proposta e será presidida pelo vereador Mendes Ribeiro (PMDB), que terá como seu vice o vereador Dr. Goulart (PTB).  De acordo com o proponente, "essa Frente Parlamentar atende a uma demanda de profissionais especializados e entidades defensoras de políticas públicas que possibilitem a promoção da saúde do homem", lembrando que o sucesso desse trabalho será possível com a participação da sociedade civil e organizada.

 

Mendes Ribeiro iniciou as atividades da Frente Parlamentar referindo a inexistência de atenção específica à saúde do homem, ao salientar que "atualmente, as políticas públicas de saúde priorizam as crianças, mulheres e idosos". O parlamentar explicou que a Frente Parlamentar em Atenção à Saúde do Homem é muito complexa e terá o apoio técnico do médico José Acioli Jobim Fossari, do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), observando que serão realizadas duas reuniões temáticas mensais, com as questões que mais afetam a saúde do homem, "para que no mês de novembro seja elaborado o relatório final, com informações precisas à sociedade e sugestões de políticas públicas a serem implementadas em prol da  saúde do homem".  

 

O secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, manifestou o seu apoio à iniciativa, ressaltando o ineditismo da Frente Parlamentar em Atenção à Saúde do Homem. O secretário apresentou e disponibilizou o médico Thiago Franklin, responsável  pela atenção à saúde primária do município, para colaborar com a Frente Parlamentar, lembrando que a prevenção ou a identificação precoce de doenças "abrevia os males e até a morte", referindo benefícios como o aumento da qualidade de vida do homem, a redução de sofrimentos pessoais e familiares, além da diminuição do impacto financeiro e social.

 

Participantes

 

Também participaram do ato o presidente da  Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), vereador André Carús (PMDB), o diretor Administrativo e Financeiro do GHC, Ibanez Filter, o médico Iniold Cavalheiro, urologista do GHC, o representante da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, médico Jorge Lima Hetzel, o representante do Hospital da PUC/RS, Haroldo Braga Filho, o representante do Hospital de Clínicas, médico Brasil da Silva Neto, o representante da Secretaria estadual da Saúde, médico Carlos Antônio da Silva, e a presidente do Instituto da Saúde da  Próstata (Imprós), Enilda Ferreira.

 

Temas para debates

 

Em seis meses, a Frente Parlamentar vai debater temas e especialidades como: andrologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, psiquiatria, neurologia, cardiologia, nutrição, ortopedia, proctologia e urologia. Além disso, durante a reunião também foram sugeridos debates sobre a violência física, psicológica e urbana.

 

http://www.camarapoa.rs.gov.br/noticias/camara-instala-frente-parlamentar-em-atencao-a-saude-do-homem
Texto: Angélica Sperinde (reg. prof.7862)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Fotos divulgação Bab. Ver. Mendes Ribeiro

 

 

 

Compartilhe:





<< Voltar
Logo PMDB Porto Alegre


PMDB - Partido do Movimento Democrático do Brasil



Rua Riachuelo, 421 - Centro - Porto Alegre, RS - (51) 3212-2436 - pmdb@pmdbportoalegre.org.br