26/03/2017

Alceu Moreira foi eleito presidente de PMDB-RS




Por aclamação, o deputado federal Alceu Moreira foi eleito no sábado, 25 de março, o novo presidente do PMDB-RS. Na sua primeira manifestação à frente do Diretório Estadual, anunciou que uma de suas ações será recriar o Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais (Iepes) - criado, em 1972, pelo peemedebista André Forster. "O PMDB tem nos seus quadros uma capacidade intelectual gigantesca e também de mobilização. Nós certamente montaremos fóruns para fazer este debate altamente qualificado", explicou Alceu.

 

O novo presidente agradeceu os companheiros de partido, o ex-presidente Ibsen Pinheiro - ao qual chamou de maestro na construção da composição chapa única do Diretório Estadual - e fez um agradecimento especial ao PMDB.

 

O governador José Ivo Sartori declarou que este é o momento para discutir o partido e se organizar internamente para o trabalho que está por vir. O chefe do Executivo destacou que a unidade é a melhor maneira de continuar as mudanças e transformações iniciadas em 2015.

 

Indução do crescimento da economia no país exige reformas, aponta Padilha

 

Em um dos paineis, durante a Convenção, o ministro- chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, abordou de forma mais ampla o atual quadro de indução do crescimento econômico do país. Segundo ele, para manter os atuais e gerar novos empregos e conter o déficit da União, com controle de dívida, é preciso encarar os indicadores econômicos.

 

Em meio à sua apresentação do painel "A Esperança se convertendo em Confiança, com Ordem e Progresso", Padilha foi interrompido com uma ligação do presidente da República, Michel Temer, que retransmitiu suas saudações aos colegas de partido. Após, abriu o painel para assuntos que contemplassem as dúvidas dos peemedebistas presentes.

 

Governador do Estado, José Ivo Sartori foi ovacionado ao chegar durante a palestra

 

Na ocasião, o governador do Estado, José Ivo Sartori foi ovacionado ao chegar durante a palestra. Da mesma forma, o recém prefeito reeleito de Gravataí, Marco Alba, repetiu o feito, levantando toda a plateia novamente.

 

A mobilização e a euforia dos peemedebistas eram visíveis a medida que as lideranças partidárias se pronunciavam, e, a cada discurso, fortalecia em torno de um tema de consenso: a reeleição do governador José Ivo Sartori. Ainda que as referências do comando do partido enalteciam a unidade e mobilização dos diretórios em todo o Estado, além das ações do governo estadual junto à União, era recorrente a menção ao governador. E a militância aclamava, em uníssono, o apoio ao Sartori.

 

Em uma das intervenções, já diante de um público superior a 600 peemedebistas, e com o processo de votação ainda em andamento, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra foi taxativo: "Eu tenho confiança absoluta nas condições de ver o PMDB fazer a grande virada para reverter o atual momento, com medidas firmes e corajosas e com apoio do Governo Federal, com ajuda do ministro Padilha ajudar o Estado, e ver um acontecimento inédito para ver a reeleição de Sartori".

 

O projeto de continuidade do atual Governo foi recorrente. Na mesa, composta pelo presidente estadual do PMDB e deputado Ibsen Pinheiro, o ex-senador Pedro Simon, ex-governador Germano Rigotto, o deputado fedeal Alceu Moreira e o deputado estadual Gabriel Souza, mais manifestações se somaram para o debate. Para o secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes, já se vê a compreensão da cidadania gaúcha em ver as transformações do Estado. "Não dá para dizer que ainda se possa resolver a totalidade dos problemas do Estado, mas sim, gastar aquilo que se tem no bolso. O Rio Grande do Sul ficou muito tempo além da conta, mas chegou a hora de retomar o crescimento e desenvolvimento com equilíbrio”, expôs, em aceno à reeleição de Sartori.

 

E não parou por aí. Chegando próximo ao encerramento dos discursos na Convenção, a grande expectativa era em relação ao manifesto do ex-senador Pedro Simon. Referenciando momentos do passado partidário com o atual momento político, o grande líder dos tempos do ainda MDB, - sob olhar atento do companheiro e deputado federal José Fogaça - o experiente peemedebista foi categórico ao declarar que esta é a convenção mais significativa e expressiva para o partido. "O PMDB que conduziu a democracia e a liberdade, em meio a esta confusão política - e que a Justiça seja feita com a verdade - tem agora a chance de restabelecer um novo caminho através das reformas", afirmou.

 

Composição da Executiva:

 

Presidente: Alceu Moreira
1º Vice-presidente: Sebastião Melo
2º Vice-presidente: Regina Perondi
3º Vice-presidente: Marco Alba
Secretário-Geral: Gabriel Souza
Secretário-Adjunto: Beto Fantinel
Tesoureiro: Luís Roberto Ponte
2º Tesoureiro: Gil Almeida
1º Vogal: Eliseu Padilha
2º Vogal: Cezar Schirmer
3º Vogal: Giovani Feltes
4º Vogal: Ibsen Pinheiro
1º Suplente: Tiago Simon
2º Suplente: Susan Maciel
3º Suplente: Tânia da Silva
4º Suplente: Guto Scherer
Texto e fotos: divulgação PMDB-RS

 

Compartilhe:





<< Voltar
Logo PMDB Porto Alegre


PMDB - Partido do Movimento Democrático do Brasil



Rua Riachuelo, 421 - Centro - Porto Alegre, RS - (51) 3212-2436 - pmdb@pmdbportoalegre.org.br